Volta às aulas: como retomar organização e rotina com crianças?
A volta às aulas é um momento importante para as crianças, inclusive no que diz respeito à socialização com os colegas e, portanto, à saúde mental. Ao mesmo tempo, exige a retomada da organização e rotina após o período de férias.
Importante lembrar que incentivar organização e rotina é fundamental para o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade na infância, o que se refletirá ao longo de toda vida. Além disso, contribui para evitar correria e estresse no dia a dia e para o relacionamento familiar harmônico e saudável.
Portanto, além de planejar o orçamento para os gastos com material escolar, transporte e uniformes, é fundamental que pais ou outros responsáveis pensem em como será a adaptação dos filhos na volta às aulas.
Transição gradual
Durante as férias, é comum que a rotina diária mude. As famílias geralmente vão dormir e acordam mais tarde. Por isso, a transição para os horários escolares deve ser feita de forma gradual. Uma boa dica é tentar ir para a cama mais cedo e despertar mais cedo alguns dias antes da volta oficial à escola.
Outra sugestão para antes da volta às aulas é, junto com os pequenos, organizar sua escrivaninha e gavetas, tirando tudo o que não será mais utilizado e deixando espaço livre para os novos materiais.
Também é importante que a garotada confira se sua mochila está nos conformes, checando cada material escolar, assim como verifique seu uniforme e demais utensílios, como a lancheira, por exemplo.
Organizar listas de tarefas também ajuda a garotada a desenvolver senso de responsabilidade e manter tudo em dia para obter o melhor nos estudos. Uma maneira de tornar mais lúdicas essas listas é fazê-las em quadros interativos.
Para as crianças maiores, o uso de uma agenda de papel tem duas vantagens: auxilia na organização e mantém o hábito da escrita, já que cada vez mais o computador e/ou o celular vêm sendo utilizados no lugar de lápis e papel.
Boa alimentação
Uma boa alimentação é mais um importante item que precisa fazer parte da organização e da rotina na volta às aulas, pois garante que as crianças tenham energia e saúde para executar as atividades escolares.
Nesse caso, a dica é organizar um cardápio semanal e, se possível, preparar alguns alimentos com antecedência, deixando-os congelados. Isso vale inclusive para os lanches a serem levados para a escola.
Outra opção que facilita a organização e a rotina em casa no período escolar, especialmente no caso dos filhos que estudam logo cedo, é deixar o máximo de itens do café da manhã já separados na cozinha para isso, o que agiliza na hora do preparo.
Ferramenta
Uma ferramenta que pode ajudar na organização e na rotina da garotada na volta às aulas é o jogo ‘Cada coisa no seu lugar: trabalhando a organização com crianças’, de autoria das psicólogas Aline Niemeyer e Fabiani Catani e publicado pela editora RIC Jogos.
Para uso clínico, escolar e familiar com o público infantil a partir dos 3 anos, apresenta desafios para as crianças com o objetivo de auxiliá-las na busca por autonomia e organização desde cedo.
O material é composto por 83 cartas, das quais 63 formam 31 pares de organização, deixando uma carta sem par, que é o bicho desorganizado. O restante contém perguntas e desafios de organização.