11/02/2025

TDAH em adultos: sintomas e crenças limitantes

Os sintomas do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adultos podem ser menos evidentes do que em crianças. Enquanto os pequenos frequentemente apresentam hiperatividade física, os grandes podem experimentar uma inquietação interna constante, dificuldade em manter a concentração e problemas para gerenciar o tempo.

 

Um transtorno neurobiológico que afeta o funcionamento do cérebro, especialmente em áreas relacionadas à atenção, ao controle de impulsos e à regulação emocional, o TDAH geralmente é diagnosticado na infância. No entanto, não some como mágica quando a pessoa atinge a fase adulta. Em muitos casos, os sintomas mudam de forma, mas continuam a causar sofrimento.

 

Adultos com TDAH frequentemente enfrentam desafios em áreas centrais da vida, como trabalho e relacionamentos. Eles podem sentir dificuldades para manter empregos estáveis, cumprir prazos ou organizar tarefas. Nos relacionamentos, a impulsividade e a dificuldade em se concentrar em conversas importantes podem causar mal-entendidos e conflitos.

 

Categorias

Os sintomas do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em adultos se dividem em três categorias principais: falta de atenção, hiperatividade e impulsividade.

 

A primeira engloba dificuldade em focar em tarefas longas ou repetitivas e desorganização, incluindo desordem em casa ou no trabalho, dificuldade em planejar e gerenciar o tempo.

 

Já na hiperatividade, ocorrem inquietação constante, sensação de estar sempre “ligado”, dificuldade para relaxar mesmo em momentos de descanso, necessidade de estar em movimento e fala excessiva.

 

Por sua vez, a impulsividade abrange tomada de decisões precipitadas e agir sem pensar nas consequências, como fazer compras impulsivas ou mudar de emprego sem planejamento. Interrupções frequentes na fala de outras pessoas e dificuldade de esperar também são sintomas.

 

Distorções cognitivas

As crenças limitantes geralmente acompanham os adultos com TDAH e são observadas em afirmações comuns que refletem pensamentos automáticos negativos abrangendo áreas como autoimagem, capacidade de desempenho, controle sobre a própria vida, relações interpessoais, perspectivas de futuro, gestão emocional e abertura para mudanças e crescimento.

 

Exemplos de afirmações que refletem esses padrões de pensamentos disfuncionais incluem “eu sempre estrago tudo” (self), “meu trabalho nunca é bom o suficiente” (desempenho), “estou à mercê das minhas distrações” (controle), “minhas amizades não duram” (relacionamentos), “eu sempre serei deixado para trás” (futuro), “não mereço me sentir feliz” (emoções) e “não estou destinado a crescer ou evoluir” (mudança).

 

Tratamento

O tratamento do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em adultos é semelhante ao tratamento em crianças, ou seja, psicoterapia e medicamentos. E é extensivo a quaisquer outras condições de saúde mental associadas.

 

Uma ferramenta de transformação para auxiliar os terapeutas é ‘TDAH para adultos: o desafio das crenças’, de autoria das psicólogas Jullyanna Cardoso e Sandra Barreiros e publicada pela editora RIC Jogos.

 

Desenvolvida para complementar as intervenções terapêuticas tradicionais, oferece uma metodologia interativa e engajadora que facilita o reconhecimento, o questionamento e a reformulação de crenças negativas ou limitantes que frequentemente acompanham o TDAH em adultos.

Tecnologia TrayCommerce
Logo Tray
Ao usar esta loja virtual, você aceita automaticamente o uso de cookies. Acessar nossa Política de Privacidade.