TDAH e TEA: como o treinamento de habilidades sociais ajuda?
O treinamento de habilidades sociais é fundamental para quem tem transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e transtorno do espectro autista (TEA), porque elas ajudam a melhorar a interação e a comunicação social e possibilitam relacionamentos mais saudáveis e gratificantes.
Além disso, o treinamento de habilidades sociais pode reduzir comportamentos desafiadores e aumentar a confiança, pois algumas pessoas com TDAH ou TEA têm dificuldade de agir de forma menos impulsiva, interagir assertivamente com os outros, compartilhar sentimentos e pensamentos, compreender e usar a linguagem corporal e as expressões faciais e iniciar conversas.
Na prática
As habilidades sociais são um conjunto de comportamentos e hábitos observáveis e de pensamentos e emoções que promovem a comunicação eficaz, os relacionamentos satisfatórios e o respeito.
Na prática, são necessárias para interagir com os outros de acordo com as regras de boa convivência e civilidade nos âmbitos familiar, social, acadêmico ou profissional. Também são fundamentais porque proporcionam bem-estar e qualidade de vida, além de facilitarem o desenvolvimento e a manutenção de uma autoestima saudável.
Aprofundamento
Os primeiros a se aprofundarem no extenso universo das habilidades sociais no Brasil foram os psicólogos Zilda e Almir Del Prette, que, em 1999, lançaram o livro ‘Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação’ (Vozes).
A obra traz definições de habilidade social e de competência social e aborda o avanço na área de treinamento de habilidades sociais. Também descreve as mais relevantes classes e subclasses de habilidades sociais.
Entre as classes que eles descrevem, estão comunicação, civilidade, fazer e manter amizade, empatia, assertividade, expressar solidariedade, manejar conflitos e resolver problemas interpessoais, expressar afeto e intimidade, coordenar grupo e falar em público.
Ferramenta
O jogo ‘Habilidades sociais: treinando interações com adolescentes e adultos’ é um recurso terapêutico desenvolvido para pessoas – incluindo aquelas com TEA nível 1, TDAH e ansiedade social – que enfrentam desafios na socialização e outras dificuldades na interação interpessoal.
De autoria das psicólogas Jullyanna Cardoso e Camilla Volpato Broering e publicada pela editora RIC Jogos, a ferramenta oferece um espaço seguro para explorar, compreender e desenvolver habilidades sociais, respeitando os limites e o estilo de comunicação de cada indivíduo.
O objetivo não é “ensinar a se encaixar”, mas ajudar os participantes a compreenderem diferentes dinâmicas sociais, ampliar seu repertório de interações e encontrar estratégias que sejam funcionais e autênticas.



