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Resumo do Carrinho

    26/08/2024

    Quais os benefícios da prática de mindfulness na infância?

    A prática de mindfulness na infância faz com que as crianças ampliem a possibilidade de maior tranquilidade do corpo e da mente em suas vidas, em especial por causa da velocidade e pressa do mundo contemporâneo.

     

    Mindfulness ou atenção plena refere-se a um estado de atenção suave e gentil ao momento presente, às experiências que surgem no interior e no exterior de cada pessoa.

     

    Estudos científicos comprovam que as práticas de atenção plena como forma de terapia podem ajudar no aumento da qualidade de vida, resiliência, flexibilidade psicológica, autocuidado e compaixão.

     

    Como estratégia terapêutica, mindfulness na infância tem o objetivo de ensinar as crianças a se relacionarem melhor com pensamentos, sensações e emoções.

     

    Desenvolvimento

    A prática de mindfulness na infância pode garantir um desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental saudável da criança. Isso porque aumenta sua percepção de como seus pensamentos, suas emoções e sensações do corpo estão em constante interação.

     

    Tal percepção ajuda a garotada a reduzir as tendências de agir no automático e de ficar presa dentro da própria cabeça, preocupando-se excessivamente com o futuro ou remoendo o passado.

     

    Outro benefício da atenção plena é uma maior abertura e aceitação às experiências que surgem no momento presente, sejam elas agradáveis ou desagradáveis, de tal modo que as experiências ou reações psicológicas interfiram menos no modo como as crianças se comportam em relação às demais pessoas e ao ambiente.

     

    Futuro

    Ao praticarem mindfulness, os pequenos aprendem a responder ao mundo e aos seus próprios desejos e urgências com menos pressa, com mais pausas, até para que tomem fôlego para perceberem suas necessidades e seus recursos.

     

    Eles se tornam confiantes de que podem não somente identificar melhor suas experiências mudando de momento a momento, como também demonstram maior disposição para se relacionar com elas a partir de um novo olhar: com mais abertura, compaixão e suavidade.

     

    A prática de atenção plena ensina as crianças e os pais/responsáveis a terem um olhar mais amoroso sobre a vida e sobre as coisas que fazem e a criarem maior confiança quanto ao que percebem, sentem e desejam.

     

    Praticar mindfulness hoje prepara pequenos e adultos para um futuro com mais esperança de amizade e compreensão, com pessoas que saibam viver inteiramente suas vidas, com mais vitalidade, amor e paz.

     

    Terapia

    A terapia cognitiva baseada em mindfulness (MBCT) foi criada para oferecer a indivíduos com histórico recorrente de depressão um tratamento complementar para prevenção de recaída dos sintomas.

     

    No entanto, desde sua criação, no fim da década de 1990, ela tem sido utilizada em variados contextos clínicos, com populações diferentes, inclusive crianças e adolescentes.

     

    Por ser considerada uma abordagem transdiagnóstica, a MBCT tem ajudado pessoas com diferentes dificuldades, tais como transtornos de ansiedade e humor, doenças crônicas e doenças relacionadas ao estresse.

     

    Objetivos

    Ao introduzir a MBCT para crianças, os terapeutas devem ter em mente três objetivos. Um deles é ensiná-las que pensamentos, sensações e emoções são experiências passageiras.

     

    O outro objetivo é mostrar que elas são capazes de segurar com leveza (por meio de inúmeros recursos, sendo a respiração um deles) todas essas experiências.

     

    E o terceiro objetivo é ensinar às crianças que a maneira como as pessoas reagem no mundo é filtrada por suas interpretações pessoais das situações que vivem.

     

    Ferramenta

    De autoria da psicóloga Sheila Drumond e publicado pela editora RIC Jogos, o ‘Jogo da investigação: desenvolvendo atenção plena em crianças’ foi desenvolvido no Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness do Paraná depois de estudos sobre intervenções clínicas baseadas em atenção plena na infância.

     

    Direcionado à faixa etária de 6 a 10 anos, o recurso surgiu da necessidade de materiais lúdicos adaptados para a língua portuguesa e a cultura brasileira.

     

    Com fundamentação teórica e científica, divide-se em técnicas de atenção focada, monitoramento aberto e práticas de amor, bondade e compaixão, tal como todo e qualquer programa de treinamento de atenção plena.