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Resumo do Carrinho

    31/07/2023

    Organização na infância: qual a importância de incentivá-la?

    Incentivar a organização na infância é fundamental para o desenvolvimento de autonomia e responsabilidade da criança, o que se refletirá ao longo de toda sua vida. Além disso, contribui para evitar correria e estresse no dia a dia e para o relacionamento familiar harmônico e saudável.

     

    Muitos pais ou outros responsáveis acabam não ensinando aos filhos como cuidarem da casa e de suas próprias coisas, o que pode ser prejudicial não só no presente, mas também no futuro.

     

    Isso porque, sem organização na infância, as crianças podem se transformar em adultos que não conseguem assumir compromissos, planejar e perseguir objetivos.

     

    Benefícios

    Inserir os pequenos nas tarefas diárias de casa traz diversos benefícios. Organizar os brinquedos, arrumar a cama, varrer o chão, secar a louça, ajudar no jardim, tirar o lixo, entre outras atividades, desde que monitoradas pelos cuidadores, ajudam no desenvolvimento infantil.

     

    E quando a garotada auxilia na execução das atividades que envolvem a rotina do lar, passa a desenvolver mais responsabilidade, independência, noção de respeito, coordenação motora, além de se sentir útil e próxima da família.

     

    Também é importante que os pequenos tenham programados os momentos para fazerem as refeições, tomar banho, estudar, estar com os familiares e brincar.

     

    De uma maneira geral, organização na infância ajuda a tornar a vida das crianças mais tranquila, pois o ordenamento do tempo e das atividades possibilita que elas antevejam o que acontecerá e se adaptem para a próxima tarefa.

     

    Gradual

    O incentivo para que haja organização na infância deve ocorrer de maneira natural e envolve paciência da parte dos adultos.

     

    Quando introduzidas de forma gradual, as atividades domésticas deixam de representar algo desagradável ou uma imposição para se tornarem algo comum, necessário ao próprio bem e da família como um todo.

     

    Afinal, quando todos contribuem, ninguém fica sobrecarregado. Sendo assim, todos têm mais tempo para o lazer em conjunto.

     

    Nesse contexto, os pais ou outros responsáveis podem incentivar pedindo a ajuda do filho e explicando a importância das atividades de casa e da organização do tempo. Aos poucos, os afazeres vão se integrando à rotina da criança e, a cada mudança de faixa etária, muda o comprometimento e a tarefa a ser cumprida.

     

    Faixas etárias

    Organização na infância, entretanto, deve ser ensinada aos filhos assim que eles tiverem idade suficiente para compreender o conceito. Pais ou outros responsáveis não podem tentar forçar os pequenos a fazerem coisas que ainda não têm idade suficiente, pois isso só irá frustrá-los.

     

    Dos 2 aos 3 anos de idade, as crianças são capazes de executarem tarefas simples, como guardar brinquedos e calçados, levar roupas sujas para o cesto, limpar pequenas superfícies e ajudar a pôr a mesa na hora da refeição.

     

    Tais afazeres auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora grossa, do equilíbrio e da agilidade, além de estimularem a organização.

     

    Dos 4 aos 5 anos, a garotada pode começar a arrumar a mochila da escola. Outras tarefas indicadas para essa faixa etária são tirar pó de alguns móveis, organizar itens da casa, regar plantas, ajudar a arrumar o quarto, colocar roupas na máquina de lavar e guardar louças.

     

    Essas atividades estimulam a orientação espacial e a autonomia, além da capacidade de cuidar de outros seres vivos.

     

    Responsabilidade

    Já dos 6 aos 8 anos de idade, os pequenos começam a ter noções de responsabilidade e cuidado, podendo cumprir tarefas como esvaziar o lixo do banheiro, ajudar a estender e tirar roupas do varal, lavar louças, varrer e passar pano em alguns cômodos menores da casa, guardar roupas, organizar armários e ajudar os adultos no preparo de algumas refeições. São tarefas que trabalham a coordenação motora fina e grossa.

     

    E acima dos 8 anos de idade, a criançada consegue desempenhar funções mais complexas, como limpar o próprio quarto, cuidar do bichinho de estimação, preparar lanches, trocar a roupa de cama, ajudar a preparar o jantar e, caso tenha, pode começar a ajudar a cuidar de um irmão mais novo. Tudo isso auxilia na noção de cooperação.

     

    Recurso lúdico

    ‘Cada coisa no seu lugar: trabalhando a organização com crianças’ é um jogo de cartas que contribui nesse sentido e pode ser utilizado nos contextos profissional e familiar com as faixas etárias a partir dos 3 anos.

     

    De autoria das psicólogas Aline Niemeyer e Fabiani Catani e publicada pela editora RIC Jogos, a ferramenta lúdica apresenta para a garotada desafios para uma melhor organização, auxiliando na busca por autonomia e responsabilidade desde cedo.