17/02/2025

O que são as compulsões? Conheça algumas delas

Compulsões podem ser definidas como comportamentos repetitivos e obrigatórios executados com o objetivo de prevenir ou aliviar ansiedade ou outras emoções desagradáveis. Geralmente, são desproporcionais e prejudiciais à vida da pessoa.

 

Embora possam ter semelhanças, compulsões e vícios não são a mesma coisa. Ambos envolvem comportamentos repetitivos e difíceis de controlar, mas existem algumas diferenças importantes.

 

A ansiedade é o motivador principal para o comportamento compulsivo. Por sua vez, o vício é uma dependência física ou emocional de uma substância ou de um comportamento motivado pelo prazer ou alívio da abstinência.

 

Tipos

Há diferentes tipos de compulsões, uma delas é a alimentar, em que a pessoa come por alguma razão, como o momento em que se sente ansiosa, e não consegue parar.

 

Enquanto alguns têm dificuldades para parar de comer, outros não conseguem parar de se exercitar. Isso é muito observado em quem tem transtornos alimentares, por exemplo, mas é possível ter essa necessidade compulsiva para se exercitar para relaxar.

 

Há ainda aqueles que têm compulsão pelo trabalho, os chamados workaholics. Pessoas assim não conseguem fazer o desligamento entre vida profissional e pessoal. Muitas até preferem permanecer no ambiente laboral do que lidar com elementos da vida pessoal.

 

Também existe a compulsão por jogos, em que o prazer de ganhar algumas vezes não supera a perda do dinheiro que acontece sempre com mais frequência. Por essa razão, muitas famílias perdem tudo o que têm no jogo. Assim, casamentos acabam, relacionamentos ficam fragilizados e o jogador vive em um eterno loop de excitação e culpa.

 

Outro comportamento compulsivo comum é a onicofagia, ou seja, o hábito de roer unhas sem parar, seja por ansiedade, seja por medo ou frustração. Também existe a tricotilomania, que é a compulsão por arrancar os cabelos, chegando a deixar falhas na cabeça.

 

Por sua vez, a nomofobia ou no mobile phone fobia (fobia de não estar com o telefone) é a compulsão pelo uso do telefone celular a qual tira o indivíduo do presente para inseri-lo em realidades virtuais.

 

Compras

Ainda entre as diferentes compulsões, está a por compras. Muitas pessoas ignoram as finanças próprias e até extrapolam o orçamento de outros porque não conseguem parar de comprar. Quase nunca é algo necessário, mas o prazer de comprar algo leva o indivíduo a continuar gastando dinheiro sem necessidade.

 

Também conhecida como oniomania, oneomania, onomania ou onemania, o comprar compulsivo tem como principal característica a falha, a incapacidade de resistir ao desejo incontrolável e impulsivo de comprar, implicando uma ação prejudicial a si mesmo e/ou a outros.

 

O primeiro passo para o tratamento do transtorno de compras compulsivas – e talvez o mais difícil – é o indivíduo ter consciência de que há um problema e de que precisa de ajuda. O próximo passo é buscar a ajuda.

 

O tratamento inclui psicoterapia com ou sem farmacoterapia associada. A terapia em grupo também costuma ter bons resultados, pois as pessoas que compartilham da mesma situação conseguem expor suas inseguranças, ansiedades e sensações que as compras trazem, o que torna mais fácil o processo de aceitação do transtorno e a solução.

 

Ferramenta

‘Compras compulsivas: 70 cards para ajudar a enfrentar o impulso de comprar’, de autoria do psicólogo Fernando Elias José e publicada pela editora RIC Jogos, foi idealizada para ser uma ferramenta de psicoeducação.

 

Por meio de 70 frases e questionamentos, auxilia não só o trabalho do terapeuta, mas familiares, amigos e pessoas que enfrentam o comprar compulsivo como uma prática prejudicial em suas vidas, promovendo a conscientização como caminho para a mudança de comportamento.

Tecnologia TrayCommerce
Logo Tray
Ao usar esta loja virtual, você aceita automaticamente o uso de cookies. Acessar nossa Política de Privacidade.