0

Resumo do Carrinho

    10/02/2023

    O que é transtorno de oposição desafiante (TOD)?

    O transtorno de oposição desafiante geralmente afeta crianças e adolescentes. De acordo com o ‘Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5)’, o TOD integra o bloco de transtornos disruptivos e é definido como um padrão de humor irritável, comportamento questionador/desafiante e índole vingativa.

    É comum que a garotada passe por uma fase mais rebelde. No entanto, muitas vezes, esse comportamento não é apenas um traço de personalidade, mas, sim, parte dos sintomas do TOD.

    Indivíduos com o transtorno de oposição desafiante tendem a desafiar regras, ser instáveis, ansiosos, agitados, irritados, teimosos e desobedientes. Por isso, são constantemente repreendidos e punidos, o que lhes causa frustração e baixa autoestima.

    Origem
    A etiologia do TOD não é exata, mas a maioria dos especialistas aponta para o efeito cumulativo de vários fatores de risco que se originam em questões biológicas, psicológicas e sociais. Sendo assim, é possível afirmar que a causa é multifatorial com natureza cumulativa.

    Os fatores biológicos associados podem incluir o uso de nicotina na gravidez, deficiências nutricionais pré-natais e atrasos no desenvolvimento.

    Fatores psicológicos associados ao transtorno de oposição desafiante incluem a psicopatologia parental, incluindo agressão materna, abuso, punição severa e disciplina inconsistente. Estudos recentes confirmam que o comportamento dos pais pode causar o transtorno.

    Fatores sociais adicionais que podem contribuir para o TOD incluem falta de estrutura, rejeição de colegas e violência na comunidade.

    Diagnóstico
    Os sintomas do TOD, muitas vezes, podem ser confundidos com traços de uma personalidade difícil ou com outros transtornos, como o de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH).

    Crianças e adolescentes com transtorno de oposição desafiante tendem a ter sua vida bastante impactada pelos sintomas tanto em casa, como na escola e nas demais interações sociais.

    Isso ocorre justamente pela dificuldade de se compreender que essas atitudes são sintomas de um transtorno que pode e deve ser tratado.

    Por isso, é importante que pais ou outros responsáveis, assim como educadores, fiquem atentos para que a ajuda de um especialista seja procurada o quanto antes e o diagnóstico seja feito adequadamente.

    Tratamento
    A psicoterapia é fundamental para ajudar crianças e adolescentes com TOD. Isso porque possibilita tratar e ressignificar os comportamentos negativos que atrapalham o dia a dia e o desenvolvimento infantojuvenil.

    Em alguns casos, quando os sintomas são muito intensos ou o transtorno de oposição desafiante está associado a outros distúrbios, é necessário fazer uso concomitante de remédios para melhorar a qualidade de vida da pessoa, o que implica a consulta também com um psiquiatra.

    Ferramenta
    O jogo ‘Momentos terapêuticos: trabalhando transtornos na infância’ é uma ferramenta que pode ser utilizada no contexto clínico ou familiar com crianças acima de 5 anos de idade com TOD, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), ansiedade e/ou depressão.

    Criada pela psicóloga Juliana Vieira Almeida Silva e publicada pela editora RIC Jogos, a ferramenta é indicada para levantamento de comportamentos e pensamentos relacionados a ansiedade, tristeza (depressão), desafio e controle (TOD e TOC).

    Também traz cartas relativas ao questionamento socrático ou questionamento de evidências (cartas possibilidades) e tem como opções cartas denominadas pense zen, cujo objetivo é auxiliar a garotada a ter o pensamento no aqui e agora (mindfulness).