0

Resumo do Carrinho

    10/02/2023

    O que é episódio depressivo maior?

    O episódio depressivo maior se caracteriza por uma perda generalizada de prazer e interesse, além de humor triste. Dependendo da intensidade dos sintomas e do quanto debilitante se mostra, pode ser leve, moderado ou grave.

    Um episódio depressivo maior moderado ou grave frequentemente dificulta ou até mesmo impede a execução das atividades cotidianas e de trabalho. Quando grave, pode ser ou não acompanhado de sintomas psicóticos, como estupor, alucinações e/ou delírios.

    Conforme o DSM-5, os principais sintomas do episódio depressivo maior, ou seja, a perda de interesse e o humor triste, podem vir acompanhados de fadiga, perda de energia, redução da concentração e da capacidade de pensar e/ou tomar decisões.

    Também podem vir acompanhados de mudanças significativas na alimentação e no sono, ansiedade, lentificação ou agitação dos movimentos, pensamentos recorrentes de morte e/ou ideações suicidas.

    Duas semanas
    A característica essencial de um episódio depressivo maior é um período mínimo de duas semanas consecutivas, durante as quais há um humor deprimido ou perda de interesse ou prazer por quase todas as atividades.

    Além disso, a presença de um sintoma deve ser recente ou então ter claramente piorado em comparação com o estado pré-episódico. Os sintomas devem persistir na maior parte do dia, praticamente todos os dias.

    No diagnóstico do episódio depressivo maior, não devem ser incluídos sintomas nitidamente devidos a uma condição médica geral ou alucinações ou delírios incongruentes com o humor.

    O episódio depressivo maior precisa ser acompanhado por sofrimento ou prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou outras áreas importantes da vida do indivíduo. Para alguns indivíduos com episódios mais leves, o funcionamento pode parecer normal, mas exige um esforço acentuadamente aumentado.

    Possíveis causas
    O processo de adoecimento mental é complexo, e diversos fatores podem estar envolvidos na ocorrência do episódio depressivo maior. Entre eles, conflitos e adoecimentos na família, decepções amorosas, lutos extensos e sofrimentos relacionados ao trabalho.

    Para o correto diagnóstico e o tratamento adequado, é essencial a procura por ajuda de um profissional da saúde mental.

    Ferramenta
    Uma ferramenta que pode contribuir no tratamento do episódio depressivo maior é ‘Vencendo a depressão: 100 cards para ajudar você a superar a depressão aumentando o seu ânimo’, de autoria dos psicólogos Laura Pordany do Valle e Ramiro Figueiredo Catelan e do psiquiatra Vítor Rocco Torrez.

    Publicados pela editora RIC Jogos, esses cards servem como recurso de autoajuda baseada em evidências científicas para lidar com sintomas associados à depressão e ao humor deprimido. O conteúdo é autoinstrutivo.

    São oferecidas estratégias de manejo, frases de estímulo e técnicas para lidar melhor com os sintomas. O material é especialmente útil para pacientes acima de 16 anos de idade e seus familiares. Serve também para profissionais fazerem psicoeducação sobre o assunto.