12/05/2025

O que é assertividade e como ela pode ajudar?

Assertividade é a capacidade de comunicar sentimentos e necessidades sem ferir e ofender os outros. Trata-se de uma habilidade social que reúne pensamentos e comportamentos que nos permitem defender os direitos de cada um sem agredir nem ser agredido.

 

Ser assertivo não significa querer sempre ter razão, mas expressar a própria opinião e o próprio ponto de vista sejam eles corretos ou não. Em resumo, ser assertivo é expressar o seu ponto de vista respeitando o dos demais.

 

Quando as pessoas não são assertivas, podem ter problemas com suas amizades, seus colegas e em família, e os conflitos não costumam ser resolvidos de uma forma rápida e eficaz.

 

Motivos

Entre os principais motivos que levam alguém a não ser assertivo, está o fato de acreditar que não tem direito a ter as suas próprias crenças e opiniões ou que seus direitos devem ser defendidos acima dos direitos dos outros com raiva e agressividade.

 

Como qualquer outra habilidade social, a assertividade pode ser aprendida e desenvolvida com a prática.

 

No primeiro caso, o treinamento assertivo não consiste em converter pessoas submissas em reclamantes e acusadoras, mas em assinalar que têm direito a defender os próprios direitos em situações.

 

Já no segundo caso, é importante fazer um treinamento assertivo fortalecendo a empatia e mostrando a importância dos sentimentos e dos direitos dos demais.

 

Também é possível usar técnicas de relaxamento mental para se comunicar com calma e sem levantar o tom de voz.

 

Adolescência

A assertividade na adolescência – ou a habilidade social de recusar pedidos – é de fundamental importância diante de situações de risco às quais estão expostos os jovens, como uso de drogas, envolvimento com pares desviantes, bullying e gravidez precoce.

 

Em outras palavras, o desenvolvimento de habilidades sociais como a assertividade na adolescência é um fator de proteção de problemas emocionais e comportamentais nessa fase da vida marcada por diversas transformações e pela definição da identidade, dos padrões de comportamento e de relacionamentos.

 

Considerando o papel protetor das habilidades sociais na adolescência, na prática, comumente, o psicoterapeuta é solicitado a desenvolver estratégias para melhorar a comunicação, desenvolver a assertividade, desenvolver estratégias para resolução de problemas, autocontrole emocional e assim preparar o jovem para lidar com os desafios da fase.

 

Dessa forma, as habilidades sociais se apresentam como um campo teórico e conceitual que muito tem contribuído com o desenvolvimento de intervenções efetivas no cenário da adolescência no sentido de promover a melhora de relações interpessoais e de comportamentos desadaptativos.

 

Consequentemente, contribuindo para a promoção de saúde e bem-estar emocional a partir da superação dos déficits no repertório de habilidades sociais e do estabelecimento de um desempenho social satisfatório, com foco na competência social.

 

Ferramenta

“Assertividade na adolescência: 100 cards para avaliar e desenvolver habilidades assertivas” é uma ferramenta psicoeducativa para o contexto clínico com adolescentes de autoria das psicólogas Shirley Simeão, Giselle Pessoa, Ana Victória Lima e Jordana Beatriz Sales.

 

Publicada pela editora RIC Jogos, visa favorecer avaliação e intervenções com foco no desenvolvimento das habilidades sociais assertivas dos adolescentes, em diferentes contextos, a partir da apresentação de situações cotidianas que exigem a adoção de comportamentos assertivos.

 

Em cada card, há uma expressão de bem-querer que estimula reflexões e mudanças comportamentais e cognitivas e auxilia o jovem a se capacitar no manejo das emoções, a se autoconhecer e a fazer autorreflexões.

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