Novo ano, novas metas: o autocuidado como resolução para 2025
A virada de ano costuma ser um momento de reflexão, de avaliar o que passou e o que se almeja para os próximos meses. Nesse contexto, o autocuidado não deve ficar de fora das resoluções para o futuro uma vez que é importantíssimo para a saúde física e mental.
Nessa época, a combinação de metas não alcançadas, cansaço acumulado e expectativas sociais pode gerar pensamentos automáticos que reforçam culpa, ansiedade e inadequação. São armadilhas mentais que criam um ciclo de autocobrança.
Para quebrar esse padrão, é importante se perguntar se tais pensamentos são 100% verdadeiros ou se são exagerados. Desenvolver essa prática fortalece o autocuidado e a autocompaixão, ajudando a reduzir a pressão psicológica.
Portanto, o maior presente que cada um pode se dar nesse período para entrar no novo ano de bem com a vida, pronto para alcançar objetivos, é a leveza, cultivando um corpo saudável e uma mente em paz de forma prática e consciente.
Dicas
O autocuidado vai além de momentos triviais como um banho demorado ou uma pausa para o cafezinho. Trata-se de ouvir o que a mente e o corpo realmente precisam.
Entre os cuidados necessários para o corpo, por exemplo, estão alimentação saudável, exercícios físicos e sono de qualidade.
No que diz respeito à saúde mental, é importante respeitar os próprios limites e aprender a dizer não sem culpa, pois atender às expectativas de todos pode afastar o indivíduo de suas prioridades.
Outra dica de autocuidado é rodear-se de pessoas que inspiram e trazem energia positiva. Essas conexões ajudam a aliviar o estresse e a renovar o ânimo.
Relaxar sem culpas também é fundamental, pois momentos de descanso são essenciais para recarregar as energias e encarar o novo ano com disposição.
Ser gentil consigo mesmo e celebrar as próprias conquistas são outras formas de autocuidado. Reconhecer os avanços, por menores que sejam, fortalece a autoconfiança e cria um ciclo de motivação.
Ferramenta
Nesse mundo acelerado, que pressiona todos a todo momento, é natural que o autocuidado fique de lado algumas vezes, mas, quando isso se torna tão frequente a ponto de impedir a conexão com o momento presente, talvez seja a hora de parar.
A ferramenta ‘Mindfulness para viver o presente: 100 cards para praticar atenção plena’ auxilia nesse sentido por meio da prática de mindfulness/atenção plena. Experimentar a realidade exatamente como ela se apresenta no momento ajuda a reduzir o estresse, aliviar o sofrimento e aumentar a qualidade de vida.
De autoria dos psicólogos Laura Pordany do Valle e Ramiro Figueiredo Catelan e do psiquiatra Vítor Rocco Torrez, este recurso publicado pela editora RIC Jogos é destinado ao uso nos contextos clínico e familiar com o público a partir de 16 anos.