Metáforas terapêuticas e o diálogo socrático na psicoterapia

As metáforas terapêuticas são um recurso essencial na psicoterapia para que as mudanças no paciente ocorram de forma mais rápida e eficaz. Por meio delas, é possível fomentar o diálogo socrático.
Uma forma linguística que compara implicitamente duas entidades diferentes, as metáforas apresentam às pessoas situações conhecidas ou vividas por elas que se associam aos seus problemas atuais e que, além disso, lhes oferecem soluções.
As metáforas terapêuticas precisam englobar uma série de características para que surtam o efeito desejado. Para começar, devem estar adaptadas ao nível de compreensão do indivíduo e de forma que ele se sinta refletido nelas e motivado a buscar a mudança almejada.
Ademais, precisam ter uma estrutura de ação de modo que, na narrativa, estejam refletidos os passos necessários que o paciente precisa dar se quiser alcançar a mudança.
As metáforas terapêuticas também devem oferecer soluções ou saídas do problema de modo que o sujeito enxergue com clareza que os passos que precisa dar irão levá-lo, se os der da forma correta, a solucionar o problema pelo qual buscou o tratamento.
Reflexão
Na prática clínica, as metáforas auxiliam a fomentar o diálogo socrático, uma técnica que promove a reflexão profunda e a compreensão genuína na pessoa, o que pode ajudar a identificar e questionar crenças ou padrões de pensamento disfuncionais.
O diálogo socrático também facilita a comunicação empática entre o terapeuta e o paciente, criando um ambiente de confiança e abertura que é fundamental para a psicoterapia.
Quando se trata de manter uma conversa entre duas ou mais pessoas, a busca por objetivos específicos costuma ser um obstáculo à racionalização e a reflexão. Nesses casos, a proposta de estabelecer um diálogo socrático permite uma maior abertura mental.
O diálogo socrático ainda favorece a capacidade reflexiva. Com o auxílio de recursos práticos da vida cotidiana, busca-se promover um pensamento crítico que contemple situações globais.
Outro uso da técnica é para fomentar o crescimento humano. Quando alguém tem pensamentos que interferem negativamente no desenvolvimento de sua vida, a intervenção que ocorre no diálogo socrático leva a conclusões positivas.
Ferramenta
‘Metáforas terapêuticas: o diálogo socrático na prática clínica’ é uma ferramenta composta por 100 cartas que tem como objetivo facilitar a intervenção clínica por meio do uso de metáforas direcionadas a fomentar o diálogo socrático.
De autoria das psicólogas Camilla Volpato Broering e Ariane Cristiny da Silva Fernandes e publicado pela editora RIC Jogos, o recurso potencializa a reflexão sobre as vicissitudes do cotidiano por meio de provocações voltadas a ampliar a maneira como as pessoas pensam e sentem o que acontece com elas.