

ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NA INFÂNCIA: A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA PRÁTICA
Marca:
SINOPSYS EDITORA
Por:
R$ 187,00
R$ 177,65 à vista com desconto
ou 6x de R$ 31,17 Sem juros
R$ 187,00
R$ 177,65 à vista com desconto
ou 6x de R$ 31,17 Sem juros
Simulador de Frete
- Calcular frete
Escrito por experientes autoras especialistas em suas áreas de atuação, este livro apresenta modelos explicativos para temas atuais, casos reais e a prática de quem, de fato, atua no dia a dia da clínica infantojuvenil. Estratégias de intervenção na infância: a terapia cognitivo-comportamental na prática reúne diferentes casos clínicos atualizados de acordo com as demandas mais prevalentes nos consultórios e apresenta o passo a passo para realizar a conceitualização de caso e o tratamento baseados em evidências. Recurso essencial para estudantes e profissionais que trabalham com crianças e adolescentes entenderem a terapia cognitivo-comportamental (TCC) na prática.
São temas abordados na obra:
? abuso sexual
? alienação parental
? dependência tecnológica e uso excessivo de smartphone
? depressão infantil
? desfralde e treino ao toalete
? divórcio parental
? fobia específica
? habilidades sociais
? luto
? manejo da raiva
? timidez
? transtorno alimentar restritivo/evitativo
? transtorno de ansiedade de separação
? transtorno de ansiedade generalizada
? transtorno de ansiedade social
? transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
? transtorno de oposição desafiante
? transtorno obsessivo-compulsivo
Este livro dispõe de formulários digitais.
CONHEÇA O SUMÁRIO
1 Intervenção cognitivo-comportamental em caso de abuso sexual infantil: estudo de caso
Denise Bruna R. de Azevedo
Katiane Teixeira Azevedo
2 Do lado de quem? Uma proposta de orientação familiar e cuidados com a criança diante da alienação parental
Elaine Machado Chagas
Henriette Barqueta
3 "Um menino triste": estudo de caso sobre depressão na infância
Karllene Vasconcelos Andrade de Farias
Giulliane Tereza Lisboa S. de Aguiar
4 Intervenções cognitivo-comportamentais eficazes para crianças em situações de divórcio parental
Ana Carolina de O. e S. Penna
Izis Silvano Costa da Rocha
5 A criança que não quer comer: terapia cognitivo-comportamental aplicada ao transtorno alimentar restritivo/evitativo
Ana Carla Gameleira
Lívia Rodrigues
6 Terapia cognitivo-comportamental no treino de habilidades sociais na infância
Mirna Gabrielle
Alana Maria de Barros Lins
Ana Carla Gameleira
7 Terapia cognitivo-comportamental para dependência tecnológica: caso clínico de uma criança com uso excessivo de smartphone
Ana Carla Gameleira
8 O manejo do luto em crianças e adolescentes
Aline Henriques Reis
9 Quando a raiva "explode": estratégias para "esfriá-la"
Paula Studart-Bottó
Roberta Ferrari Marback
10 Marina no mundo das preocupações: um caso de transtorno de ansiedade generalizada
Maria Emanuelle Lopes Rios Sena
Ilana Figueiredo Brandão
11 Fobia específica na infância: trabalhando o medo de dormir sozinho
Karla Karolyne Viana Gomes
Ana Carla Gameleira
12 Transtorno de ansiedade de separação: por onde começar?
Ana Raphaela Soares B. Novaes
Lara Moraes Theotônio
13 Desvendando o transtorno de ansiedade de separação
Karla Viviane Oliveira de Paula Cândido
14 Os medos de Rafael: estudo de caso sobre transtorno de ansiedade social
Stefânia Antunes
Débora Alves de Amorim
Manuela Ramos Caldas Lins
15 Transtorno de ansiedade social na infância e suas estratégias
Irlanda Cavalcanti
Margarida Andrade
Sandra Roberta Lima
16 Terapia cognitivo-comportamental para o treino ao toalete: trabalhando o desfralde
Mirna Gabrielle
Alana Maria de Barros Lins
Ana Carla Gameleira
17 Desafiando o monstrinho da perfeição: um relato de caso sobre transtorno obsessivo-compulsivo na infância
Thássia Maria Soares Leão
18 Aprendendo a lidar com crianças com transtorno de oposição desafiante
Lina Maria Herrera Nunez
Ana Flávia Fernandes
19 Compreendendo o mundo TDAH: estudo de caso sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Vanina Cartaxo
Wandersonia Medeiros
20 Vencendo a timidez na infância: estratégias de intervenção precoce
Mariana Gonçalves Rebello
PÚBLICO-ALVO
Estudantes de psicologia e psicólogos que atuam com crianças e adolescentes a partir da terapia cognitivo-comportamental (TCC).
DIFERENCIAIS DA OBRA
Reúne diferentes casos clínicos a fim de auxiliar os profissionais tanto para a conceitualização de caso quanto para a realização do tratamento de crianças e adolescentes de diferentes faixas etárias. Descreve detalhadamente o que deve ser feito em cada tema específico, possibilitando ao leitor ter maior compreensão e segurança ao tratar diferentes demandas no consultório.
CONHEÇA AS ORGANIZADORAS
Manuela Ramos Caldas Lins
Psicóloga clínica. Sócia-diretora da clínica de Psicologia EmocionaMente. Professora e supervisora clínica da Pós-graduação em Terapia Cognitivo-comportamental na Infância da Artmed. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental na Infância e Adolescência pelo Instituto de Terapia Cognitivo-comportamental (InTCC-RS). Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB).
Ana Carla Gameleira
Psicóloga clínica. Psicoterapeuta cognitivo-comportamental pelo Beck Institute, Estados Unidos. Terapeuta do esquema pelo Instituto de Educação e Reabilitação Emocional (Insere). Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental na Infância e Adolescência pelo InTCC-RS e em Transtornos Alimentares pela Universidade de Araraquara (Uniara). Formação em Terapia Cognitivo-comportamental pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e em Terapia do Esquema na Infância e Adolescência pelo Institut für Schematherapie Köln (ISTK), Alemanha. Formação em Ludoterapia pelo Instituto Cantinho do Psicólogo e em Terapia Sexual pelo Espaço Científico Prof. Hermes Cavalcante. Educadora Parental em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association (PDA), Estados Unidos.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9786555712292
Formato: 16x23 cm | 408 páginas | Peso: 0,698kg
Acabamento: Capa dura
Ano: 2025