COMO FORMULAR CASOS NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA: DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL ÀS TERAPIAS CONTEXTUAIS
Marca:
SINOPSYS
Marca: SINOPSYS
Idade/Público: Adulto/Idoso
Uso: Familiar/Profissional
Assunto: Geral
Tipo de Capa: Capa Dura
Data de Publicação: 2024-04-03T00:00:00
Autor: Alguns
Capa: Capa dura
SINOPSE
Primeiro do gênero voltado para a população infantojuvenil em língua portuguesa, este livro apresenta diferentes modelos de conceitualização e formulação de casos para os problemas mais prevalentes na psicoterapia de crianças e adolescentes. Ao fornecer ao leitor uma análise aprofundada das variáveis envolvidas, das estratégias e das considerações necessárias para realizar a conceitualização de caso ? uma ferramenta fundamental na psicoterapia, pois determina a seleção das intervenções mais eficazes, adequadas, empíricas e validadas teoricamente para cada paciente ?, o resultado é uma obra abrangente, completa e carregada de recursos para terapeutas de todos os níveis de treinamento e expertise clínica.
Como formular casos na infância e na adolescência: da terapia cognitivo-comportamental às terapias contextuais
reúne renomados e experientes autores das mais diferentes áreas e apresenta modelos explicativos úteis tanto a partir das terapias cognitivas quanto das terapias contextuais.
Os leitores terão a oportunidade de contar com apoio empiricamente sustentado em quase todo o espectro de quadros que podem aparecer no consultório:
? problemas de comportamento
? luto e perdas
? divórcio dos pais
? dependência tecnológica
? transtornos do neurodesenvolvimento (como transtorno do espectro autista [TEA] e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade [TDAH])
? transtornos alimentares
? transtornos depressivos
? transtornos de ansiedade
? transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
? transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
? transtorno por uso de substâncias (TUS)
? transtorno da personalidade borderline (TBP)
? transtornos de eliminação
Este livro dispõe de formulários digitais.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais psicólogos que trabalham com terapia cognitivo-comportamental (TCC) e terapias contextuais no atendimento de crianças e adolescentes.
DIFERENCIAIS DA OBRA
Facilita o acesso a tratamentos baseados em evidências a partir de diferentes perspectivas psicoterapêuticas ? tanto abordagens cognitivo-comportamentais quanto contextuais ? para o tratamento de quase todo o espectro de problemas que podem aparecer em consultório.
CONHEÇA AS ORGANIZADORAS
Camilla Volpato Broering
Psicóloga clínica. Professora do curso de graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e em cursos de pós-graduação em Psicoterapia Cognitivo-comportamental. Supervisora da prática clínica em Terapia Cognitivo-comportamental (TCC). Mestra e Doutora em Psicologia da Saúde, Processos Psicossociais e Desenvolvimento Psicológico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro da Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidências (AESBE). Membro do grupo de trabalho Processos, Saúde e Investigação em uma perspectiva Cognitivo-comportamental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).
Nazaré Maria de Albuquerque Hayasida
Psicóloga. Docente associada da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora dos programas de pós-graduação em Psicologia e Cirurgia da UFAM. Especialista em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia/International Society of Schema Therapy (ISST) e em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestra em Educação pela UFAM. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Terapeuta certificada pela FBTC. Fundadora e coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciências Cognitivas (LABICC/UFAM) e do Centro de Serviço de Psicologia Atendimento (CSPA, gestão 1993-1998). Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH, gestões 2017-2019 e 2019-2021). Membro do grupo de trabalho Processos, Saúde e Investigação em uma perspectiva Cognitivo-comportamental da ANPEPP.
CONHEÇA OS COLABORADORES
Alana Maria de Barros Lins, Aline Boschi Neves, Ana Carla Gameleira, Ana Galimberti, Ana Raphaela S. B. Novaes, Andrea Vianna, Ariane Cristiny da Silva Fernandes, Camila Alves de Amorim, Camila Quiozini Schuartz, Carmem Beatriz Neufeld, Cynthia Borges de Moura, Débora C. Fava, Érica Panzani Duran, Fabiana Gauy, Flavia Bancher, Iara Luisa Mastine, Igor Lins Lemos, Isabela Maria Freitas Ferreira, Isabela Pizzarro Rebessi, Janaína Bianca Barletta, Jéssica Morais Araujo, João Rodrigo M. Portes, Kátia Beal, Keith Machado Soares, Laís Farias, Lara Moraes Theotônio, Manuela Ramos Caldas Lins, Marcelo Peixoto Gonçalves, Márcia Maria Bignotto, Maria Clara M. Descendente Melo S., Marina Heinen, Monica Augusta Mombelli, Mônica Vagliati, Myllena Bihren, Tatiana A. Bertulino da Silva, Valquiria A. Cintra Tricoli, Vanina Cartaxo, Wandersonia Medeiros.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9786555711813
Formato: 16x23 cm | 534 páginas | Peso: 864g
Acabamento: Capa dura
Ano: 2024
- Marca: SINOPSYS
- Idade/Público: Adulto/Idoso
- Uso: Familiar/Profissional
- Assunto: Geral
- Tipo de Capa: Capa Dura
- Data de Publicação: 2024-04-03T00:00:00
- Autor: Alguns
- Capa: Capa dura