Importância de trabalhar as necessidades emocionais básicas
De acordo com a terapia do esquema, criada pelo psicólogo norte-americano Jeffrey Young, a formação da personalidade das pessoas é influenciada por temperamento, experiências iniciais e continuadas com pais ou outros cuidadores e atendimento das necessidades emocionais básicas.
As necessidades emocionais básicas são aquelas que precisam ser supridas na relação com os responsáveis e por eles e que contribuirão para o desenvolvimento saudável da criança.
Todas as pessoas têm necessidades emocionais básicas que precisam ser supridas especialmente na infância, período de maior influência para a construção da personalidade.
Assim, seu atendimento ou não tem influência na formação de quem o indivíduo é, como se enxerga, como estabelece e mantém relacionamentos e como se comporta no mundo.
Quais são?
A primeira necessidade emocional básica do ser humano é o vínculo seguro. Envolve a criança se sentir segura, aceita e pertencendo ao grupo familiar.
Pais que buscam atender a essa necessidade mostram interesse pelo filho, abraçam, olham nos olhos, validam emocionalmente e prezam por momentos de qualidade com ele.
A segunda necessidade emocional básica é intitulada autonomia e competência. Se a criança tem essa necessidade atendida, se sente capaz de executar atividades e ser independente, além de se sentir segura e com competências para enfrentar e explorar o ambiente.
Os cuidadores que atendem a essa necessidade emocional criam oportunidades para o filho desenvolver habilidades, dão responsabilidades a ele (de acordo com o nível do desenvolvimento), ajudam, mas não em excesso, e ensinam passo a passo de atividades que pode fazer sozinho.
Limites realistas
A terceira necessidade emocional básica são os limites realistas. Engloba o autocontrole e a capacidade de adiar os desejos. É a compreensão de regras e o entendimento da importância de considerar e respeitar a si mesmo e os outros.
Para atender a essa necessidade, os pais precisam estabelecer regras claras e consistentes, ensinar os filhos a lidarem com frustração e sobre reciprocidade.
A quarta necessidade emocional básica é denominada valorização, reconhecimento e liberdade de expressão.
Envolve a criança ter a sensação de ser gostada por quem ela é, sem condicionar o amor, assim como sentir que pode expressar o que sente e deseja.
Pais que buscam atender a essa necessidade permitem que o filho se expresse, seja ouvido e ensinam a importância de existir um equilíbrio entre o próprio desejo e o dos outros.
E a quinta necessidade emocional básica são lazer e espontaneidade. Se a criança tem essa necessidade atendida, sente que há espaço para se expressar e brincar de forma leve e espontânea. Tem a sensação de que pode se divertir.
Para atender a essa necessidade, os pais podem oferecer um espaço para brincadeiras, normalizar a expressão de sentimentos, demonstrar interesse pelo filho e serem modelos de espontaneidade.
Ferramenta
O jogo da memória ‘Conhecendo as necessidades emocionais na infância: psicoeducação e intervenção com base na terapia do esquema’ tem como objetivo auxiliar na psicoeducação tanto da criança quanto dos responsáveis sobre o que são as necessidades emocionais básicas.
De uma maneira lúdica, a ferramenta pode ser utilizada para avaliação e, ao mesmo tempo, intervenção.
A avaliação diz respeito à investigação de quais são as necessidades emocionais que estão sendo atendidas pelos cuidadores na percepção da criança e dos pais, observando, assim, semelhanças e divergências.
Já a intervenção diz respeito à psicoeducação para os pais e as crianças sobre a importância da satisfação de cada uma das necessidades emocionais básicas com exemplos de fácil compreensão a partir dos desenhos.
Ainda referente à intervenção, é possível trabalhar em conjunto com os cuidadores na estruturação de um planejamento de como eles podem atender a cada uma das necessidades.
De autoria da psicóloga Marina Heinen e publicado pela editora RIC Jogos, o recurso é destinado ao uso clínico e familiar com o público infantil a partir dos 4 anos.