Habilidades sociais: por que treiná-las desde a infância?
As habilidades sociais são um conjunto de comportamentos e hábitos observáveis e de pensamentos e emoções que promovem a comunicação eficaz, os relacionamentos satisfatórios e o respeito entre as pessoas.
Na prática, são as competências necessárias para interagir com os outros de acordo com as regras de boa convivência e civilidade, seja no âmbito familiar, acadêmico, social e/ou profissional.
O treinamento para o desenvolvimento de tais capacidades desde cedo na infância é fundamental, porque elas também proporcionam bem-estar e qualidade de vida, além de facilitarem o desenvolvimento e a manutenção de uma autoestima saudável.
Por outro lado, os indivíduos com poucas habilidades sociais podem sentir com frequência estresse, desconforto e emoções negativas, como frustração, raiva, sensação de rejeição ou desvalorização. E são mais predispostos a desenvolverem distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão.
Dimensões
Para definir um comportamento hábil, três dimensões são levadas em consideração: a comportamental, que se refere ao tipo de habilidade social; a pessoal, ligada às variáveis cognitivas; e a situacional, vinculada ao contexto ambiental.
Existem diferentes tipos de habilidades sociais. As básicas são as primeiras que as pessoas adquirem e fundamentais para se iniciar, manter e finalizar uma comunicação.
Já as habilidades sociais avançadas são aquelas que os indivíduos aprendem depois de adquirirem as básicas. Entre elas, estão saber compartilhar uma opinião, ser assertivo, saber pedir ajuda, pedir desculpas, dar e seguir instruções.
Por sua vez, as habilidades sociais emocionais são intimamente ligadas ao gerenciamento e à identificação dos sentimentos e das emoções. Estão entre elas, portanto, saber identificar e expressar sentimentos e emoções, empatia e respeito.
As habilidades sociais de negociação são aquelas que promovem o gerenciamento dos conflitos de uma forma adequada. Incluem negociação, resolução de conflitos, altruísmo e compartilhamento com os outros.
E as habilidades sociais de organização são importantes para estruturar o dia a dia das pessoas corretamente, evitando estresse, ansiedade e outros aspectos negativos. Entre elas, encontram-se a capacidade de tomada de decisões e de ordenamento.
Núcleo familiar
As habilidades sociais são desenvolvidas, inicialmente, no núcleo familiar. Por isso, o envolvimento, o desempenho e o bom exemplo dos pais ou outros responsáveis são fundamentais.
Em casa, as crianças aprendem a dialogar, a expressar suas emoções, seus sentimentos e suas opiniões. Também cabe à família ensinamentos relativos a mudanças de comportamentos, ponderação, negociação e efetivação de promessas.
Ainda são funções dos cuidadores incentivarem os pequenos a participarem de passeios sociais, serem modelos de empatia, proporem maneiras de lidar com problemas ou preocupações com os colegas, entre outras ações necessárias para o desenvolvimento das habilidades sociais na infância.
A exploração de habilidades sociais educativas dos pais auxilia no melhor repertório de práticas educativas com os filhos, sendo esses propensos a emitirem comportamentos adequados nas interações sociais.
Pais ou outros responsáveis com boas habilidades sociais, em geral, contribuem para desenvolver nas crianças comportamentos pró-sociais, como empatia e assertividade. Quando eles exercem a monitoria positiva e o comportamento moral como estratégias educacionais, evitam que elas apresentem comportamentos antissociais.
Meio escolar
O meio escolar também é fundamental para o desenvolvimento das habilidades sociais na infância. Sendo a escola um espaço plural, ela permite que a criança tenha contato com diversas realidades e inúmeras vertentes para complementar seus conhecimentos.
É nesse meio que os pequenos têm a possibilidade de expandir suas primeiras relações sociais, pois terão contato com grupos de alunos de realidades e idades diferentes. Nesse ambiente, é que aprenderão a partilhar, ouvir e trocar informações de suas vivências.
É na educação infantil que os pequenos começam a se familiarizar com a rotina escolar e com hábitos que farão parte de suas vivências futuras. Aprendem a conversar com os outros, a ouvir e a esperar por sua vez de entrar na brincadeira.
Nesse contexto, cabe à escola incentivar nas crianças a cooperação e o trabalho em equipe, a tomada de decisão e liderança, a resolução de problemas e conflitos, o fortalecimento do caráter, a estabilidade emocional e a consciência de mundo e de coletividade.
Ferramenta
O treinamento das habilidades sociais citadas e de várias outras consiste em trabalhar cada uma na qual se tem mais dificuldade de forma dinâmica e didática. Para isso, diferentes ferramentas podem ser utilizadas, seja em casa, na escola, no trabalho ou no contexto clínico.
Um dos recursos lúdicos disponíveis para o treinamento das habilidades sociais desde a infância é o jogo de tabuleiro e cartas ‘Socialize-se: desafios sociais’, de autoria das psicólogas Andressa Henke Bellé e Elisabete Schuh e publicado pela Sinopsys Editora.
Trata-se de um jogo de sorte, inteligência e, principalmente, habilidades sociais. Com ele, é possível treinar tais capacidades para se relacionar melhor com as outras pessoas, sabendo como expressar as necessidades e vontades sem magoar os outros. Dessa forma, fica muito mais fácil fazer amigos e construir vínculos.