0

Resumo do Carrinho

    12/12/2023

    Comportamento infantil: será que Papai Noel trará presentes?

    As consequências do comportamento infantil não se resumem a ganhar ou não presentes do Papai Noel no Natal. Condutas não assertivas, como agressividade, indisciplina, mentiras e preguiça, podem representar impactos consideráveis no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças.

     

    Problemas comportamentais são comuns durante o desenvolvimento infantil e demandam, desde cedo, atenção dos pais ou outros responsáveis, compreensão adequada e estratégias eficazes para lidar com as mais variadas atitudes dos filhos de modo que possam conduzi-los ao comportamento assertivo.

     

    Isso porque condutas não assertivas podem, por exemplo, interferir na capacidade da criança de focar e assimilar informações na escola, levando a um comprometimento do aprendizado.

     

    Também podem levar a problemas de socialização, dificultando o estabelecimento e a manutenção de relações saudáveis com pessoas da mesma idade e de outras faixas etárias.

     

    Além disso, problemas de comportamento geralmente estão relacionados a desregulação emocional, altos níveis de estresse, ansiedade e frustração, podendo levar a transtornos mentais.

     

    Estratégias

    Desde que recebam as orientações e os estímulos corretos, as crianças costumam aprender rapidamente como devem se comportar.

     

    Uma das estratégias que funcionam para lidar com questões comportamentais na infância é manter uma linha de comunicação aberta com os filhos, convidando-os a expressarem suas emoções e seus pensamentos e os ouvindo de forma respeitosa e interessada.

     

    Também é preciso estabelecer limites, regras claras e consistentes, orientando as crianças sobre expectativas, assim como possíveis consequências, as quais devem ser adequadas para comportamentos inadequados, como a retirada temporária de privilégios ou períodos de reflexão.

     

    Outro recurso a ser usado por pais ou outros responsáveis é o reforço positivo, ou seja, elogiar e recompensar atitudes positivas dos filhos, incentivando-os a repetirem essas ações.

     

    Os adultos também precisam ser exemplos para os pequenos, usando seu próprio comportamento para orientá-los. Cumprir promessas, sejam elas boas ou más, é mais uma medida fundamental para que os filhos confiem e respeitem os pais.

     

    Assistência especializada

    No caso de as estratégicas mencionadas não produzirem os efeitos esperados, é necessário procurar assistência de um profissional especializado em comportamento infantil. Comportamentos ou padrões de comportamento passam a ter significado clínico quando são frequentes e/ou persistentes.

     

    Tendo os problemas de comportamento sido identificados e a etiologia investigada, é desejável que se faça uma intervenção precoce, porque eles se tornam mais difíceis de mudar quando existem há longo tempo.

     

    Ferramenta

    Uma ferramenta que pode ser utilizada tanto no contexto clínico quanto familiar para a identificação de comportamentos assertivos e não assertivos é o ‘Jogo das atitudes: identifique e module comportamentos’, publicado pela editora RIC Jogos.

     

    De autoria da psicóloga Sonia Moretti, este recurso lúdico tem como objetivo levar o público acima de 7 anos a compreender as consequências positivas e negativas de suas atitudes, facilitando o processo de modulação comportamental por meio de reflexões.