Como organização e rotina podem ser protetivas na infância?

Organização e rotina na infância são importantes para o desenvolvimento físico e mental saudável das crianças. Cabe aos pais ou outros responsáveis incentivá-las a se engajarem nos afazeres do cotidiano familiar, o que, além de contribuir para o desenvolvimento de sua autonomia, responsabilidade e autoestima, se refletirá ao longo de todo seu ciclo da vida.
Para isso, os cuidadores precisam estar cientes do que os filhos são capazes de fazer de acordo com a faixa etária. Dos 2 aos 3 anos de idade, as crianças já são capazes de executarem tarefas simples, como guardar brinquedos e calçados, levar roupas sujas para o cesto, limpar pequenas superfícies e ajudar na organização da mesa na hora da refeição.
Tais afazeres auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora grossa, do equilíbrio e da agilidade, além de estimularem a organização.
Dos 4 aos 5 anos, a garotada pode começar a arrumar a mochila da escola. Outras tarefas indicadas para essa faixa etária são tirar pó de alguns móveis, organizar itens da casa, regar plantas, ajudar a arrumar o quarto, colocar roupas na máquina de lavar e guardar louças.
Essas atividades estimulam a orientação espacial e a autonomia, além da capacidade de cuidar de outros seres vivos.
Responsabilidade
Já dos 6 aos 8 anos de idade, os pequenos começam a ter noções de responsabilidade e cuidado, podendo cumprir tarefas como esvaziar o lixo do banheiro, ajudar a estender e tirar roupas do varal, lavar louças, varrer e passar pano em alguns cômodos menores da casa, guardar roupas, organizar armários e ajudar os adultos no preparo de algumas refeições. São tarefas que trabalham a coordenação motora fina e grossa.
E acima dos 8 anos de idade, a criançada consegue desempenhar funções mais complexas, como limpar o próprio quarto, cuidar do bichinho de estimação, preparar lanches, trocar a roupa de cama e ajudar a preparar o jantar. Tudo isso auxilia na noção de cooperação.
Tarefas iguais
Importante destacar que meninos e meninas devem receber tarefas iguais. Além disso, é fundamental que esses afazeres sejam monitorados por um adulto, para garantir que sejam executados com segurança.
Os responsáveis também precisam equilibrar a cobrança. Afinal, é importante que os filhos tenham um mínimo de organização e rotina na infância, seja no seu quarto, seja com seu material escolar, seja na casa como um todo. Os excessos de exigências e de perfeccionismo, no entanto, podem ser prejudiciais.
Recurso lúdico
‘Cada coisa no seu lugar: trabalhando a organização com crianças’ é um jogo de cartas que pode ser utilizado nos contextos clínico e familiar com as faixas etárias a partir dos 3 anos.
De autoria das psicólogas Aline Niemeyer e Fabiani Catani e publicada pela editora RIC Jogos, a ferramenta lúdica apresenta para a garotada desafios para uma melhor organização, auxiliando na busca por autonomia e responsabilidade desde cedo.