0

Resumo do Carrinho

    10/07/2023

    Como a DBT pode auxiliar em crises psicológicas?

    A terapia comportamental dialética (DBT) foi desenvolvida originalmente para o tratamento de pacientes com intensa desregulação emocional, comportamentos suicidas e condutas autolesivas crônicas. Contudo, atualmente, sua efetividade é comprovada no tratamento de uma série de transtornos mentais, assim como na prevenção e no combate de crises psicológicas.

     

    As crises psicológicas podem ser definidas como momentos de sofrimento muito intenso em que há uma desestruturação da vida psíquica e social da pessoa. Em geral, são caracterizadas por sintomas cognitivos, emocionais, comportamentais e fisiológicos.

     

    Uma crise psicológica tem duração limitada e passa depois de um tempo. Pode levar de minutos a horas, dependendo do quão estressante foi a situação e do quão emocionalmente sensível o sujeito é.

     

    Também deixa o indivíduo mais vulnerável a sentir o desconforto de emoções intensas, como raiva, tristeza, ciúme, medo ou culpa. E mais suscetível a agir por impulso ou seguir o comando da emoção para se livrar do mal-estar emocional, como brigar ou comer em excesso.

     

    Alta sensibilidade

    Passar por crises psicológicas é normal e costuma ocorrer com todas as pessoas. Algumas, no entanto podem experimentá-la com mais frequência e intensidade devido à alta sensibilidade a situações que podem dispará-las, reagindo fortemente a determinados gatilhos e demorando para voltar ao estado de normalidade.

     

    Essa experiência é frequente em quem tem transtornos como o da personalidade borderline (TPB) e o de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), por exemplo, que são caracterizados por uma desregulação emocional generalizada ou pervasiva.

     

    Regulação emocional

    O objetivo principal da DBT é que o indivíduo aprenda a regular a emotividade extrema e seus impulsos, reduzindo os comportamentos disfuncionais dependentes do estado de humor. Ele também precisa aprender a confiar e validar suas próprias experiências, emoções, pensamentos e comportamentos.

     

    A terapia comportamental dialética tem como base equilibrar a aceitação e a mudança. Por sua vez, aceitar os problemas é reconhecer o momento atual, ter consciência dos próprios comportamentos e desenvolver atitudes voltadas à transformação.

     

    O treinamento de habilidades é parte fundamental do protocolo de tratamento da DBT e foi criado de acordo com os déficits dos pacientes: desregulação emocional, comportamento impulsivo, relações interpessoais instáveis e desregulação do senso do self.

     

    Sendo assim os módulos de tratamento da abordagem são compostos por habilidades de mindfulness (atenção plena), habilidades de efetividade interpessoal, habilidades de regulação emocional e habilidades de tolerância ao mal-estar.

     

    Ferramenta

    ‘Anticrises psicológicas – 100 cards’, de autoria do psicólogo Ramiro Figueiredo Catelan, é uma ferramenta que pode ser utilizada para a prevenção e o combate às crises psicológicas.

     

    Publicada pela editora RIC Jogos, é dividida em dez conjuntos de cartas que compilam uma série de técnicas e estratégias práticas para ajudar as pessoas a lidarem com situações difíceis e estressantes sem piorar o momento e tornando-o mais breve e suportável.

     

    As informações contidas no material derivam de anos de pesquisa científica da DBT, incluindo um módulo inteiro voltado para o treinamento de habilidades de tolerância ao mal-estar.

     

    Os cards trazem, ainda, contribuições inspiradas na terapia de aceitação e compromisso (ACT, de acceptance and commitment therapy), bem como outros modelos de tratamento psicológico eficazes para trabalhar de forma mais efetiva com situações que provocam estresse, mal-estar e aflição.