Autoconhecimento é um aliado para a saúde mental
O autoconhecimento é um aliado importante para a manutenção da saúde mental, pois é por meio dele que o ser humano pode compreender seus próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Quando cientes de suas emoções e o que as desencadeia, as pessoas conseguem lidar melhor com situações estressantes e difíceis, desenvolvendo habilidades de autorregulação emocional.
Além disso, o autoconhecimento permite reconhecer, compreender a origem e mudar padrões de comportamento prejudiciais, o que contribui também para o desenvolvimento de autoestima e autoconfiança.
Outro motivo que torna o autoconhecimento um aliado para a saúde mental é que ele proporciona um senso de propósito e significado na vida. Quando o indivíduo tem uma compreensão profunda de quem é, pode alinhar seus valores e objetivos com suas escolhas e ações.
Investigação
Pode-se dizer que autoconhecimento é uma investigação da pessoa sobre si mesma que possibilita que ela entenda melhor seus pontos positivos e negativos, além de forças, fraquezas e anseios.
Tal processo exige um mapeamento interno de suas ações e a compreensão do que precisa ser mudado para que se torne alguém melhor. Também envolve exercitar a reflexão e não ter medo de mudar hábitos.
Pessoal e profissional
O autoconhecimento pode ser dividido em pessoal e profissional. O primeiro tem relação com o crescimento enquanto indivíduo, com o intuito de adquirir mais autonomia sobre as próprias escolhas, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar.
Sendo assim, permite que a pessoa tenha mais consciência de suas metas, seus desejos, objetivos e propósitos, além de potencializar a coragem e proporcionar mais resiliência, para que consiga enfrentar mudanças e imprevistos de forma mais leve.
Já o autoconhecimento profissional leva o sujeito a perceber que é o único responsável por seu sucesso, o que torna possível alcançar novas etapas e aprimorar habilidades.
Portanto, esse processo consiste em entender quais competências precisam ser melhor desenvolvidas, aprimoradas e como é possível otimizar resultados e tomar decisões de forma mais segura.
Como exercitar
Autoconhecimento envolve reflexão. Nesse processo, alguns exercícios ajudam. Um deles é se questionar sobre alguns pontos e tentar entender quais sentimentos e emoções essas reflexões despertam.
Algumas perguntas que podem ser feitas são: como eu ajo, o que me faz feliz, qual a imagem que eu transmito para as pessoas, quais meus pontos fortes e fracos, quais hábitos prejudicam meu crescimento, quais são os meus maiores desafios na vida pessoal e profissional, quais são meus sonhos?
Autoconhecimento também envolve não ter medo de mudar de opinião, estar aberto a mudanças, definir propósitos de vida, aprender a dizer não para situações que vão contra os próprios valores.
Ferramenta
Alguns recursos podem auxiliar no processo de autoconhecimento, fazendo com que a pessoa tenha uma visão mais sistêmica de suas habilidades e competências. Entre eles, estão os cards ‘Decifra-te: 100 questões para refletir sobre a sua vida’, de autoria da psicopedagoga Jacqueline Azizi e publicado pela editora RIC Jogos.
Trata-se de uma ferramenta desafiadora que promove a discussão sobre temas necessários e de forma pontual, aumenta o rapport, favorece a expressão verbal, driblando a timidez, promove a reflexão e o autoconhecimento, aumenta o foco e a produtividade.
De forma lúdica, os cards conferem segurança ao atendimento de psicólogos, psicopedagogos, coaches, consultores de recursos humanos, professores, dentre outros profissionais.