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Resumo do Carrinho

    02/12/2024

    Assertividade na adolescência: a importância de trabalhá-la

    A assertividade na adolescência – ou a habilidade social de recusar pedidos – é de fundamental importância diante de situações de risco às quais estão expostos os jovens, como uso de drogas, envolvimento com pares desviantes, bullying e gravidez precoce.

     

    Em outras palavras, o desenvolvimento de habilidades sociais como a assertividade na adolescência é um fator de proteção de problemas emocionais e comportamentais nessa fase da vida marcada por diversas transformações e pela definição da identidade, dos padrões de comportamento e de relacionamentos.

     

    Repertório

    Na adolescência, é requerida a ampliação do repertório de relações interpessoais de forma a atender às exigências dessa fase da vida, como um maior envolvimento em relacionamentos/situações de risco e novas habilidades para lidar com as demandas próprias da etapa, como iniciar ou encerrar um relacionamento afetivo ou mesmo as habilidades exigidas nas relações profissionais.

     

    Segundo Del Prette e Del Prette (2009), no contexto da adolescência, foram identificadas seis classes de habilidades sociais relevantes: além da assertividade, o autocontrole, a civilidade, a empatia, a abordagem afetiva e a desenvoltura social.

     

    Quando desenvolvidas, essas habilidades sociais podem auxiliar os adolescentes a apresentarem desempenhos socialmente competentes, além de provocar relações sociais satisfatórias.

     

    Entre as habilidades de destaque, encontra-se a assertividade como uma das estratégias que vêm se apresentando como importante fator de proteção de problemas emocionais e comportamentais, com reconhecida efetividade para o favorecimento do incremento de outras habilidades, bem como para o desenvolvimento socioemocional e prevenção de psicopatologias.

     

    Estratégia

    No dia a dia, diante das demandas que chegam na clínica psicoterapêutica, as habilidades sociais se configuraram como uma importante estratégia de intervenção a favor do desenvolvimento saudável e do manejo de alguns comportamentos desadaptativos evidenciados entre os adolescentes.

     

    Assim, o desenvolvimento de habilidades sociais se faz cada vez mais necessário, sendo uma das principais intervenções utilizadas na prática clínica com jovens visando promover saúde e manejar as mais variadas dificuldades vivenciadas entre eles.

     

    É cada vez mais evidente que um repertório deficitário de habilidades sociais na adolescência pode estar relacionado a uma maior vulnerabilidade para dificuldades emocionais. Por outro lado, o desenvolvimento de habilidades sociais na adolescência é considerado como preditor de bem-estar psicológico, qualidade de vida e saúde mental.

     

    Bem-estar emocional

    Considerando o papel protetor das habilidades sociais na adolescência, na prática, comumente, o psicoterapeuta é solicitado a desenvolver estratégias para melhorar a comunicação, desenvolver a assertividade, desenvolver estratégias para resolução de problemas, autocontrole emocional e assim preparar o jovem para lidar com os desafios da fase.

     

    Dessa forma, as habilidades sociais se apresentam como um campo teórico e conceitual que muito tem contribuído com o desenvolvimento de intervenções efetivas no cenário da adolescência, no sentido de promover a melhora de relações interpessoais e de comportamentos desadaptativos.

     

    Consequentemente, contribuindo para a promoção de saúde e bem-estar emocional a partir da superação dos déficits no repertório de habilidades sociais e do estabelecimento de um desempenho social satisfatório, com foco na competência social.

     

    Ferramenta

    “Assertividade na adolescência: 100 cards para avaliar e desenvolver habilidades assertivas” é uma ferramenta psicoeducativa para o contexto clínico com adolescentes de autoria das psicólogas Shirley Simeão, Giselle Pessoa, Ana Victória Lima e Jordana Beatriz Sales.

     

    Publicada pela editora RIC Jogos, visa favorecer avaliação e intervenções com foco no desenvolvimento das habilidades sociais assertivas dos adolescentes, em diferentes contextos, a partir da apresentação de situações cotidianas que exigem a adoção de comportamentos assertivos.

     

    Em cada card, há uma expressão de bem-querer que estimula reflexões e mudanças comportamentais e cognitivas e auxilia o jovem a se capacitar no manejo das emoções, a se autoconhecer e a fazer autorreflexões.